sexta-feira, 15 de setembro de 2017

A visão do futuro do VRF através de Smart Glasses.

Olhando pro futuro do VRF através de Smart Glasses.

Óculos especiais estão sendo testados pela Daikin na Holanda. A ideia é auxiliar engenheiros de manutenção em campo.

 

ar condicionado e realidade aumentada


A realidade aumentada ajuda os engenheiros de campo a terem acesso a grande quantidade de informação técnica, como por exemplo base de dados, códigos de erros, vídeo conferência remota com suporte técnico e até com outros profissionais ao redor do mundo. Essa ferramenta também possibilita treinamentos virtuais em tempo real para engenheiros e técnicos, além disso, ao usar os óculos, as mãos ficam livres para seguir as instruções recebidas.

Buscando uma maneira de minimizar o tempo no cliente e evitar interrupções, Ronald de Feyter, gerente de serviços de campo na Daikin, descobriu o sistema Gem Vision oferecido pela empresa holandesa  com sede em Roterdã, a AR-Development BV.

Quando há problemas mais complexos, eles perdem muito tempo pesquisando sobre como solucionar as falhas

“Nossos engenheiros de campo fazem em média 2 vistas por dia.” explica Feyer. “Quando há problemas mais complexos, eles perdem muito tempo pesquisando sobre como solucionar as falhas e reagendar as visitas que se acumulam. Normalmente o contato com o pessoal de suporte é feito por telefone, o que dificulta a descrição de problemas, pois não há o auxílio visual. Isso deve mudar. ”


Mark Smit, diretor do Gem Vision, diz: “Com a ajuda de um tablet, você enxerga sobre uma ótica diferente, a imagem não é enriquecida com dados e ainda não se tem as mãos livres. Pesquisas indicam que a eficiência de trabalho aumenta em 30% quando as informações estão no campo visual, ou seja, os óculos eram óbvios.”

vrf e realidade aumentada


A Gem Vision escolheu os óculos “Vuzix” e construiu uma plataforma baseada na web. A Daikin e a Gem Vision se reúnem 2 vezes por semana pra desenvolver este projeto. ”Nós sempre mantemos a Daikin informada e verificamos se as funções que construímos na plataforma também correspondem aos desejos dela. Se necessário, nós a ajustamos.” Explica Mark Smit.

“Os óculos têm reconhecimento de voz, de objetos e de códigos. A função GPS mostra onde o engenheiro está localizado, e o pessoal do suporte remoto pode enxergar pelos olhos do profissional em campo. Eles também permitem a gravação de fotos, vídeos e o relatório de serviço pode ser preenchido automaticamente.”

realidade_aumentada_ar_condicionado
O Vuzix M300 fornece a maioria das funções e capacidades de um smartphone, mas em um “handsfree wearable device” (tradução literal: dispositivo vestível com mãos livres). A conexão Bluetooth 4.0 é ideal para conectar com Android ou IOS e ele também pode se conectar à internet via Wifi.


Auxílio em treinamentos.



Daikin iniciou seus testes com 2 óculos. “Vamos ver como a tecnologia de realidade aumentada funciona em campo por alguns meses.” diz Ronald de Feyer. “Inicialmente isso é um caminho mais eficiente para nossos engenheiros em campo e pro pessoal do suporte, mas eu também vejo oportunidades em treinamentos. Profissionais em início de carreira aprendem o trabalho na prática, acompanhados de supervisores mais experiente da área de suporte. E como os óculos também podem ser inclusos nisso, nós temos a oportunidade de usá-los para exemplos práticos em nosso programa de treinamento para instalação.”

Texto original e fotos em:

1 comentários:

  1. We offer multi-stage AR VR app development services for work areas and are versatile. Contact our specialists for the most vivid AR VR software development solutions.

    ResponderExcluir